Psicoterapia e Comportamento 07/01/2019

Solidão, um perigo para a saúde

Solidão  Tempo de leitura ~ 3 min ~

Está profundamente enraizado em mim
Os pássaros estão cantando
Eu posso ouvir as vozes
Meus filhos estão conversando
Mas, eu me sinto só,
Eu sou uma pessoa solitária …… “Asma Khan

.

O que é? Como é definido?

A ‘solidão’ a que nos referimos aqui não tem nada a ver com ‘estar sozinho’. Na realidade, como o poema acima afirma, é possível estar cercado por pessoas, mesmo os entes queridos, e ainda sentir-se solitário.

Aliás, a solidão é realmente um estado, uma maneira como se sentem. E, nesse estado, as pessoas se sentem vazias, sozinhas e indesejadas. De antemão, quem está solitário deseja contato humano, mas seu estado torna mais difícil formar conexões com outras pessoas. Logo, podemos dizer que a solidão é um estado mental prejudicial, que danifica a saúde mental e física.

John Cacioppo (PhD e psicólogo clínico) estudou a solidão nos últimos vinte anos. Ele é o co-autor de um livro recente, “Solidão: Natureza Humana e a necessidade de Conexão Social“. O tema principal do livro é que a solidão causa todos os tipos de doenças físicas. Por exemplo, estudos mostram que o isolamento social e a solidão aumentam o fluxo de hormônios do estresse.

Os hormônios de estresse são aqueles que nos alertam quando o perigo está presente. Quando alguém está sozinho, está produzindo hormônios do estresse na ausência de qualquer ameaça real. E, como resultado, o sistema imunológico é danificado, causando uma vulnerabilidade a doenças virais. E o sistema cardiovascular é afetado, levando a acidentes vascular cerebral e ataques cardíacos, porque a pressão arterial é aumentada, o sono é perturbado e o processo de envelhecimento é acelerado. O estresse crônico causado pela solidão pode até mesmo acelerar o aparecimento da doença de Alzheimer.

.

Efeitos da solidão

Além disso, segundo o Dr. Cacioppo, alguns dos efeitos negativos da solidão são:

  • Depressão e tendência ao suicídio
  • Doença cardiovascular e acidente vascular cerebral
  • Aumento dos níveis de estresse
  • Diminuição da memória e aprendizagem
  • Comportamento antisocial
  • Pobre tomada de decisão
  • Alcoolismo e abuso de drogas
  • A progressão da doença de Alzheimer
  • Função cerebral alterada
Leia mais sobre o tema: Solidão não se cura com aspirina 

.

A solidão nasce na não comunicação

James J. Lynch, Ph.D. publicou um livro brilhante há alguns anos chamado “A Cry Unheard” (Um choro não escutado). Em síntese, a mensagem que transmite é de que a solidão é causada por uma falha em se comunicar, se engajar em discurso e se comprometer um com o outro e com a comunidade. Além disso, ele deixa muito claro que não é meramente uma conversa que constitui a comunicação, mas o tipo de conversa que é vitalmente importante para a saúde humana.

Simultaneamente, ele cunha a frase “conversa tóxica” para descrever um tipo de fala que destrói a autoestima e o bem-estar da outra pessoa. É a destruição dessa autoestima que leva à solidão e doença cardíaca precoce e a morte. Por exemplo, crítica, negatividade, falta de elogios, falta de sentimento de calor, rejeição e outros fatores que aumentam a alienação e a distância entre as pessoas caracterizam a conversa tóxica. Certamente, a conversa tóxica aumenta o isolamento social e leva ao adoecimento precoce.

.

Como superar?

Estão listadas abaixo algumas sugestões que o Dr. Cacioppo fornece sobre como superar a solidão:

  1. Reconheça que a solidão é um sinal de que algo precisa mudar.
  2. Compreenda os efeitos que a solidão tem em sua vida, tanto física como mentalmente.
  3. Considere fazer serviço comunitário, bem como outra atividade da qual você goste. Afinal, estas situações apresentam grandes oportunidades para conhecer pessoas e cultivar novas amizades e interações sociais.
  4. Concentre-se em desenvolver relacionamentos de qualidade com pessoas que compartilham atitudes, interesses e valores semelhantes com você.
  5. Acima de tudo, espere o melhor. Para esclarecer, as pessoas solitárias muitas vezes esperam rejeição. Em vez disso, concentre-se em pensamentos positivos e atitudes em suas relações sociais.
 .Texto traduzido e adaptado de MentalHelp

.

Como você lida quando você se sente solitário?

Está buscando formas de lidar com a solidão? Então, entre em contato com nossa equipe!

You Might Also Like

Qual sua opinião?