Psicoterapia e Comportamento

Vale a pena investir seu dinheiro em Psicoterapia?

Tomando decisões
investir em psicoterapia  Tempo de leitura ~3 min~

Vale a pena investir em Psicoterapia? Observamos que a demanda psicoterapêutica vem crescendo. e muitas pessoas investem dinheiro em sessões de psicoterapia ou psicanálise para melhorar sua qualidade vida. Porém, muitas outras pessoas ainda se perguntam:

Vale a pena investir seu dinheiro em psicoterapia?

É uma visão errônea achar desnecessário pagar para falando com alguém que não conhece. Muitas pessoas preferem falar do que as angustia para algum amigo ou familiar., enquanto outras preferem nunca falar sobre nada com ninguém, talvez por receio dos julgamentos ou até por não acreditar que seriam compreendidas. Mas, aí que está uma grande diferença: Quem fez terapia sabe que o psicólogo nunca julga seus atos ou o obriga a realizar tarefas que não concorde.

O psicólogo é aquele que escuta sem julgar, permitindo a possibilidade de que a pessoa se expresse verdadeiramente. E, também, promovendo reflexões através de interpretações guiadas por técnicas psicoterapêuticas. Sempre pensando em promover o autoconhecimento e buscando entender os porquês de suas ações e escolhas.

Aqueles que já fizeram terapia sabem o quanto é importante ter alguém que não irá dizer: “Isso é bobeira”; “Calma, que tudo passa”; “Esquece isso, logo você melhora”. O psicólogo não anulará a subjetividade ou as dores do paciente, ao contrário, ele possibilita que esta subjetividade apareça.

Como é o processo terapêutico?

Para responder essa pergunta é importante esclarecer que, para se tornar psicólogo, é necessário ter graduação em Psicologia. São 5 anos de estudos, estágios, supervisões, além da análise pessoal, que também é necessária. Depois de formado, o profissional procura se especializar através de cursos que realiza para aprimorar seu conhecimento e suas técnicas.

Imagine que sua mente é como seu corpo que precisa se exercitar e que também precisa se alimentar. Muitas vezes é necessário e até imprescindível, buscar ajuda especializada numa academia e/ou ir no nutricionista, pois, caso não faça corretamente, poderá se degastar e ter sérios problemas de saúde.

A vida psíquica funciona da mesma forma, se você não conhecer a si mesmo, poderá ter problemas e cair em armadilhas geradas por você mesmo. Exemplo disso é aquela pessoa que se apaixona pelo mesmo tipo de individuo sempre e repete os mesmos erros e tem os mesmos sofrimentos ou pessoas bem sucedidas financeiramente, mas que não se sentem felizes com a vida que levam; entre tantos outros exemplos que poderíamos dar.

Investir em Psicoterapia: Conclusão

Muitas pessoas vem para o atendimento depois de que algo sério já aconteceu, porém quando procuram por psicoterapia antes de ter ocorrido algo é mais eficaz, pois o individuo consegue se estruturar, isto é, com o processo terapêutico o individuo tem mais estrutura para enfrentar os desafios da vida.

Autor: Bruno Ricardo Pereira Almeida
Adaptado de: Dicas Práticas

You Might Also Like

Qual sua opinião?

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.