fbpx
Jogando com as emoções 30/03/2020

Jogos de tabuleiro para a quarentena

 Tempo de leitura ~2 min~

Quem está familiarizado com os jogos de tabuleiro modernos, provavelmente já ouviu falar nos famosos “euros”, ou “eurogames”. Preferência entre boa parte da comunidade de jogadores de boardgames, são jogos de tabuleiro criados na Europa e que privilegiam a estratégia ao invés da sorte.

Os invernos rigorosos na Europa podem exigir longos períodos de reclusão, para tanto, os jogos tornam-se uma solução simples para tornar leve e agradável a convivência familiar. Enumeramos, abaixo, cinco jogos simples para jogar na quarentena (Com as pessoas de casa, nada de marcar encontrinhos).


Dobble – é um jogo extremamente simples, divertido e dinâmico, pode ser jogado de várias maneiras diferentes (sugerimos o modo batata quente), o objetivo pode variar de acordo com a modalidade jogada. Neste jogo deve-se identificar imagens iguais em cartões diferentes, para pegá-los ou dispensá-los, de acordo como formato jogado.

Veja mais: 5 maneiras de jogar Doble


Ticket to Ride – Este é um clássico entre os jogos modernos, nele você irá construir rotas de trem (pode ser pelos EUA, pela Europa e existe uma versão que, ao invés de trem, são controlados táxis em Nova York).

Veja mais: Jogo rápido


Azul – É um lindo jogo abstrato, que simula os mosaicos do palácio de Évora em Portugal. Cada jogador deve construir sua parede de azulejos, evitando que os mesmos caiam no chão e lhe tirem pontos. É um jogo de baixa complexidade, ótimo para quem está começando a se familiarizar com os boardgames, foi premiado como melhor jogo do ano de 2018 em um importante evento do mundo dos boardgames que acontece anualmente em Essen, na Alemanha.

Veja mais: Regras e como jogar


Potion Explosion – Quem gosta do famoso joguinho de celular Candy Crush também irá curtir esse boardgame. Nele o objetivo é provocar reações em cadeia entre ingredientes bizarros – como lágrimas de unicórnio, fumaça de dragão, caspa de fada e muco de ogro – para criar poções mágicas! É um jogo simples, bonito, divertido e cheio de estratégia.

Veja mais: Revisão e como jogar


Ubongo – É tipo um jogo de tetris! Cada jogador(a) tem recebe um conjunto de peças e, a cada rodada, recebe uma cartela com um índice de peças a serem utilizadas, conforme definido pelo dado. Além de uma arte belíssima, é um jogo divertido de agilidade e raciocínio lógico, no qual você vai acumulando pedras preciosas na medida que obtém sucesso em montar as cartelas.

Veja mais: Como jogar


Os jogos são potentes ferramentas para auxiliar tanto na aproximação social como para o bem estar emocional. Cabe mencionar, entretanto, que devemos nos atentar à importância, e oportunidade, de treinarmos o respeito pelo(a) oponente. Sempre que for iniciar um jogo, deseje boa sorte a suas/seus oponentes, lembrem-se que o objetivo principal é a diversão.

Todos os jogos mencionados possuem tutoriais de como jogar no youtube, caso queiram conhecer, antes de jogar.

Imagem da capa: obra de
Alex Chinneck.
Veja mais em: @ninachanel

You Might Also Like

Qual sua opinião?