- 273
- Total: 273
representatividade LGBTQ+ Tempo de leitura ~1 min~
Junho, um mês de luta pela representatividade LGBTQ+!
O mês de junho começou e, com ele, os eventos que marcam a comemoração do “Dia Internacional do Orgulho Gay”, que ocorre no dia 28 de junho. Inclusive, alguns desses movimentos já começaram e outros acontecerão no inicio deste mês..Por exemplo, a 22º edição da Parada do orgulho Gay que aconteceu domingo, dia 03 de junho, em São Paulo.
Do mesmo modo, em Belo Horizonte não será diferente e, dia 8 de julho, acontecerá a 21ª edição da Parada de BH. A saber, terá como tema “Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBTQ+“. Serão palestras, debates, shows, caminhadas e manifestações trazendo essa temática com mais força ao longo do mês. Além disso, algumas propagandas publicitárias também não ficam de fora, por exemplo a campanha de uma companhia de cerveja em conjunto com outras marcas em prol da luta das pessoas LGBTQ+, onde cada marca participante doa uma letra para formar a sigla do movimento.
.
Por que esse mês?
Os meses de maio e junho são marcados com datas muito importantes para a comunidade LGBT+. Por exemplo, 17 de maio, com o “Dia internacional da luta contra a LGBTfobia”. E, o dia 28 de junho, com o “Dia Internacional do Orgulho Gay”.
O dia 28 foi o escolhido, pois, foi nesse dia, no ano de 1969, que ocorreu a Rebelião de Stonewall,. em Nova York, em decorrência das várias violências e políticas anti-homossexuais da época,. tendo seu estopim na série de manifestações espontâneas contra uma invasão violenta da polícia no bar Stonewall, justamente conhecido pela sua popularidade entre a comunidade gay da região. Em suma, esse acontecimento marcou o movimento, elevando essa data do “Dia Internacional dos Direitos LGBTQ+” como uma data de luta pelos direitos dessa comunidade.
.
O que é a sigla LGBTQ+?
LGBTQ+ é a sigla para “Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer“. E, finalmente, o “+” para aqueles que não estão representados por essas letras. De fato, a sigla surgiu para ser substituta ao termo “gay”, que não abrange e não representas todos os membros que fazem parte da comunidade e do ato.
.
Qual a diferença entre Travestis, Transexuais e Transgêneros? O que significa Queer? E o que você tem a ver com isso?
Buscarei responder a esta e outras perguntas sobre o tema, ao longo de uma série de textos que irei publicar aqui. Ao final de cada texto, darei dicas de filmes, documentários, livros, séries, HQ’s e desenhos que abordam a temática. Portanto, seguindo a ordem da sigla, Lésbicas e Gays, indico alguns filmes recentes e premiados que abordam as discussões de gênero e sexualidade.
- Carol (2015) – Reino Unido, EUA –> Leia mais
- Azul é a cor mais quente (2013) – França –> Leia mais
- Flores raras (2013) – Brasil –> Leia mais
- Hoje não quero voltar sozinho (2014) – Brasil –> Leia mais
- Me chame pelo seu nome (2017) – França, Itália,EUA, Brasil –> Leia mais
- Moonlight: Sob a luz do luar (2016) – EUA –> Leia mais
- Bridegroom (2013) – EUA –> Leia mais
Links para informações citadas no texto

Jéssica Bragança Cerveira é Psicóloga formada pela UFMG. Atuou na Prefeitura de Belo Horizonte no Centro de referência LGBT juntamente com o NUH- Núcleo de direitos humanos e cidadania LGBT da UFMG.
Contatos: 31.97366-4564 | jessicacerveira@gmail.com