fbpx
Filmes e séries LGBTQI+ 05/06/2018

Junho, um mês de luta pela representatividade LGBTQI+

 Tempo de leitura ~2 min~

. . .

Junho, um mês de luta pela representatividade LGBTQI+!

O mês de junho começou e, com ele, os eventos que marcam a comemoração do “Dia Internacional do Orgulho Gay”, que ocorre no dia 28 de junho. Inclusive, alguns desses movimentos já começaram e outros acontecerão no inicio deste mês. Por exemplo, a 22º edição da Parada do orgulho Gay que aconteceu domingo, dia 03 de junho, em São Paulo.

Do mesmo modo, em Belo Horizonte não será diferente e, dia 8 de julho, acontecerá a 21ª edição da Parada de BH. A saber, terá como tema “Mais Democracia e Mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBTQI+“.  Serão palestras, debates, shows, caminhadas e manifestações trazendo essa temática com mais força ao longo do mês. Além disso, algumas propagandas publicitárias também não ficam de fora, por exemplo a campanha de uma companhia de cerveja em conjunto com outras marcas em prol da luta das pessoas LGBTQI+, onde cada marca participante doa uma letra para formar a sigla do movimento.

Por que esse mês?

Os meses de maio e junho são marcados com datas muito importantes para a comunidade LGBTQI+. Por exemplo, 17 de maio, com o “Dia internacional da luta contra a LGBTfobia”. E, o dia 28 de junho, com o “Dia Internacional do Orgulho Gay”.

O dia 28 foi o escolhido, pois, foi nesse dia, no ano de 1969, que ocorreu a Rebelião de Stonewall, em Nova York, em decorrência das várias violências e políticas anti-homossexuais da época, tendo seu estopim na série de manifestações espontâneas contra uma invasão violenta da polícia no bar Stonewall, justamente conhecido pela sua popularidade entre a comunidade gay da região. Em suma, esse acontecimento marcou o movimento, elevando essa data do “Dia Internacional dos Direitos LGBTQI+” como uma data de luta pelos direitos dessa comunidade.

.

O que é a sigla LGBTQI+?

LGBTQI+ é a sigla para “Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer”. E, finalmente, o “+” para aqueles que não estão representados por essas letras. De fato, a sigla surgiu para ser substituta ao termo “gay”, que não abrange e não representas todos os membros que fazem parte da comunidade e do ato.

Dicas de filmes

Qual a diferença entre Travestis, Transexuais e Transgêneros? O que significa Queer? E o que você tem a ver com isso? Buscarei responder a esta e outras perguntas sobre o tema, ao longo de uma série de textos que irei publicar aqui. Ao final de cada texto, darei dicas de filmes, documentários, livros, séries, HQ’s e desenhos que abordam a temática. Portanto, seguindo a ordem da sigla, Lésbicas e Gays, indico alguns filmes recentes e premiados que abordam as discussões de gênero e sexualidade.

. . .

Referências

You Might Also Like

Qual sua opinião?