Psicoterapia e Comportamento Saúde mental

Uma visão de um corpo depressivo – Não é coisa da sua cabeça!

corpo depressivo

O que mais escutamos por ai quando o assunto é Depressão, são julgamentos do tipo: “Frescura“, “Coisa da sua cabeça“, “Isso não existe“, “Coisa de gente fraca“.

Pois bem, isso não passa de uma opinião, por que a realidade que muitos estudos científicos têm provado é que a Depressão é uma doença séria! Quando muito avançada, é incapacitante e nela estão comprometidos não apenas a vida mental da pessoa, como também inúmeros aspectos fisiológicos envolvidos.

 

[box style=”1 or 2″]

O CORPO DEPRESSIVO: UMA VISÃO DA DEPRESSÃO

Texto traduzido e adaptado de PsyBlog, 8 de Mar, 2016

A depressão é mais do que um transtorno mental que afeta a capacidade do corpo para desintoxicar-se. Ela deve ser vista como uma doença sistemática que afeta todo o corpo. Como argumenta um novo estudo no “Journal of Clinical Psychiatry”.

Aceitar que a depressão afeta todo o corpo poderia ajudar a explicar por que as pessoas que sofrem de depressão são mais propensos a sofrer de câncer, doenças cardiovasculares e morrer mais jovens. Todos estes problemas podem ser combatidos, no entanto, pelos tratamentos habituais para depressão: terapia e medicação.

As conclusões vem de estudos que examinaram os resultados de 29 pesquisas anteriores. Estes olharam como a depressão afetou os corpos de 3.961 pessoas de maneiras diferentes. Os estudos constataram, consistentemente, que a depressão estava ligada ao estresse oxidativo no corpo. Estresse oxidativo refere-se a um desequilíbrio no corpo que prejudica a sua capacidade de se livrar de substâncias tóxicas.

Os pesquisadores descobriram que, após o tratamento, o corpo se recupera com relativa rapidez. Após o tratamento bem-sucedido, os corpos de pessoas que antes eram deprimidas são praticamente indistinguíveis de pessoas saudáveis em termos de estresse oxidativo.

O estudo foi publicado em “The Journal of Clinical Psychiatry” Acompanhe aqui[/box]

You Might Also Like

2 Comentários

  • Responder Eliane Sousa 04/01/2017 às 03:08

    Sofro com isso precisava de uma internação urgente mas.não consigo sem conta que sou sozinha no mundo sem ninguém. …é já até tenho desejo de suicide é orrivel …me ajudem.Sofro com isso precisava de uma internação urgente mas.não consigo sem conta que sou sozinha no mundo sem ninguém. …é já até tenho desejo de suicidio é orrivel …me ajudem.

    • Responder Diálogo - Espaço de Psicologia 04/01/2017 às 22:20

      Eliane, é preciso buscar ajuda, não lide com isso sozinha. Entre em contato conosco inbox ou por nossos telefones/ e-mails para que possamos conversar melhor.

    Qual sua opinião?

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.