Psicologia e saúde mental 10/01/2019

Você elogia seus filhos? Como elogia?

 Tempo de leitura ~2 min~
~ Texto compartilhado ~

. . .

Você elogia seus filhos? Como elogia?

Sabia que reconhecer e parabenizá-los por seus esforços e ações corretas pode ter um efeito mais positivo do que apenas corrigir e punir as ações erradas? Mas isso não significa que deve elogiar indiscriminadamente. É importante que seus elogios sejam honestos e coerentes. A criança, assim como nós adultos, também precisa saber que é querida e apreciada pelos pais. E quando isso acontece, poderá crescer e desenvolver uma autoestima mais saudável.

Crianças precisam ouvir elogios a cada dia. Muitas vezes esquecemos que nossos filhos têm as mesmas necessidades emocionais que nós temos. Mas quando saímos da nossa rotina para cumprimentá-los, honesta e sinceramente, isso aumenta sua autoestima e a conexão entre pais e filhos. Se você deseja fortalecer essa conexão mais profunda com seus filhos, pense em como pode adaptar algum desses 10 elogios pensando neles.

Adoro ver você brincar / jogar!

Você cai na armadilha de apenas parabenizar seu filho quando ele tem sucesso em alguma coisa? Em vez disso, tente elogiar os esforços dele, seja no campo de futebol, na sala de aula ou ajudando em casa. Ensine seus filhos que o mais importante é o esforço, nem sempre o resultado. Este é o caminho mais rápido para construir uma autoestima saudável.

Estou tão feliz que escolheu passar um tempo comigo!

Se não fizermos esforços para nos aproximar de nossos filhos, eles naturalmente caminharão na direção oposta. Quando a criança escolhe passar um tempo com o querido e velho pai, elogie seu uso do tempo. Faça com que ela saiba que você aprecia o seu esforço para se aproximar de você.

Você fez um ótimo trabalho fazendo isso sozinho

Às vezes, as tentativas de independência de nossos filhos não dão muito certo, mas isso não significa que devemos repreendê-los. Toda vez que seu filho tentar ser independente, reconheça e recompense seus esforços. Mesmo que muitas vezes sentimos necessidade de fazer por eles e resolver mais rápido, deixe que seu filho experimente e conheça seus potenciais.

Eu gosto de seus amiguinhos

Conforme nossos filhos ficam mais velhos, vamos perdendo influência na questão “escolha dos amigos”. Quando seu filho trouxer para casa amigos que você aprova, diga isso a ele. Apesar das evidências mostrarem o contrário, ele quer sua aprovação. Ele vai respeitar e ouvir sua opinião, principalmente quando for apresentada de uma forma positiva.

Você está muito bonito hoje!

Um dos melhores presentes que podemos dar aos nossos filhos é uma maneira saudável de ver a aparência. Quando você elogia uma característica que a criança não pode mudar, como a cor dos olhos ou a composição corporal, isso envia a mensagem de que a beleza é algo que você tem ou não. Em vez disso, elogie o penteado, a escolha de roupas e um sorriso alegre; todas as coisas que seu filho pode controlar. Aos poucos ele vai aprender que a “beleza” é algo acessível e particular, e não um ideal único e inatingível.

Obrigada por sua atitude hoje!

Mais cedo ou mais tarde, temos que fazer coisas que não queremos, essa é uma realidade e precisamos ser tolerantes diante de algumas situações. Passe para seu filho a mensagem de que a atitude que temos diante de uma situação desagradável ou ruim, é muito importante e reconheça que ele se portou bem, mesmo não tendo sido algo muito interessante para ele naquele momento.

Que legal que aprendeu isso!

A infância e a adolescência têm vários marcos, não os deixe passar despercebidos. Quando seu filho dominar um conceito matemático difícil ou trouxer para casa uma licença provisória para dirigir, faça o seu entusiasmo corresponder a alegria de seu filho. Compartilhe e celebre seus triunfos.

Você me inspira, meu filho!

Muitas vezes, as crianças sentem como se estivessem abaixo de seus pais. Embora os pais mereçam muito respeito, os filhos precisam saber que eles abençoam a sua vida, tanto quanto você abençoa a deles. Diga-lhes o quanto você aprecia sua criatividade e energia e como o exemplo deles te influencia positivamente.

Você é um ótimo irmão ou uma ótima irmã!

Relacionamentos entre irmãos podem causar alguns dramas, então elogie seus filhos quando eles se esforçarem para fazer as pazes. Quando seu filho não rende uma briga, encerra uma discussão desnecessária ou é tolerante e empático com o outro, merece reconhecimento.

Sou tão grata(o) por você ser parte da nossa família!

Dias ruins vêm e vão. Os filhos crescem e mudam, mas seu filho precisa sentir-se seguro em seu lugar na família. Conforme ele cresce, vai para a escola, ganha independência e, eventualmente sai de casa, ele precisa saber que sempre terá um lugar especial em seu coração e na família.

. . .

Traduzido e adaptado por Diálogo Psi.
texto original disponível em: family Share

You Might Also Like

1 Comentário

  • Responder Amanda SP 02/03/2015 às 10:08

    Super legal! Vou praticar isso com meus filhos! 🙂

  • Qual sua opinião?

    Send this to a friend