fbpx

 

Esta coluna, criada pela psicóloga e mestre em Neuropsicologia, Nathalia Santos da Costa, vai falar de temas do cotidiano a partir do viés da Neuropsicologia.

Escrevam pra Nathalia, deixem seus pedidos de temas e vamos dialogar. Espero que gostem!

 

NEURO O QUÊ? EXPLICA ISSO MELHOR!
O que são Neurociências e Neuropsicologia?

As neurociências e a neuropsicologia se enquadram no movimento de unir saberes para se conhecer melhor um objeto, no caso, a entender o sistema nervoso.

 >>>> Leia mais

O que é uma Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica normalmente é indicada ao paciente por outros profissionais (médicos, fonoaudiólogos, professores, psicopedagogos, etc.), que conhecendo os sintomas da pessoa e precisam entendê-los melhor.

>>>> Leia mais

Agora que entendemos um pouco mais sobre neurociências e neuropsicologia,
vamos falar sobre suas aplicações!
Aprender, uma tarefa para o cérebro

A reclamação por dificuldade de estudar ou aprender algo novo tem se tornado cada vez mais constante e geral, sendo comum às pessoas de qualquer idade, de ambos os sexos e de variados estilos de vida. É interessante perceber que poucos fazem a associação do processo de aprendizagem com o funcionamento do cérebro ou Sistema Nervoso.

>>>> Leia a parte 1
>>>> Leia a parte 2

O que são emoções?

Os antigos filósofos, os poetas, as músicas… muito se fala sobre as emoções. Apesar de muito comentada, definir a emoção é algo complicado. Você, por exemplo, antes de prosseguir na leitura, sabe definir o que é emoção?

 

>>>> Leia a parte 1
>>>> Leia a parte 2

Tomando decisões: Emoção ou razão?

Vamos aproveitar o ensejo, já que estamos falando sobre as emoções, e quando o assunto for “tomar uma decisão”, o que é melhor seguir? Emoção ou razão (parte 1)? Vamos entender o que as neurociências tem a dizer sobre a tomada de decisões (parte 2).

>>>> Leia a parte 1
>>>> Leia a parte 2

ÚLTIMOS TEXTOS SOBRE NEUROPSICOLOGIA NO BLOG: