Pais deprimidos:

As notas das crianças podem sofrer quando a mamãe ou o papai estão deprimidos?

É sabido que problemas de saúde mental muitas vezes afetam a unidade familiar como um todo. Com efeito, a depressão clínica de um pai também pode influenciar aos filho desenvolver alguns quadros. Por exemplo, ansiedade, tristeza, problemas comportamentais ou até problemas de saúde – pode até mesmo afetar o desempenho na escola. De acordo com um novo estudo, as notas da criança podem sofrer algum impacto quando eles têm a mãe ou pai com depressão.

As descobertas foram publicadas na revista JAMA Psychiatry por pesquisadores da Dornsife School of Public Health – Filadélfia. A saber, eles analisaram os dados compilados de 1984 a 1994 nas notas de mais de 1,1 milhão de crianças, comparando o estado de saúde mental de seus pais. Em princípio, descobriram que, aos 16 anos, as crianças cujas mães tinham experimentado depressão obtiveram pontuação de 4,5 pontos menor do que as demais. Aqueles cujos pais tinham experimentado a depressão marcaram aproximadamente 4 pontos a menos.

 A criança paga o preço de pais deprimidos

Sob o mesmo ponto de vista, as crianças com um pai deprimido podem lutar na escola devido à falta de atenção e cuidados adequados em casa. A depressão pode fazer com que os pais percam reuniões com os professores, se retirem emocionalmente ou não tenham energia para escutar ou ajudar as crianças a resolver problemas.

Só para ilustrar, Myrna Weissman, epidemiologista do Centro Médico da Universidade de Columbia, em Nova York, diz: “Basta pensar sobre os sintomas da depressão – os sentimentos de desesperança, desamparo, perda de energia, interesse em coisas que geralmente dão prazer“…”Pense em ter esses sintomas e tentar cuidar de crianças.”

Lembre-se: A Depressão é tratável!

Acima de tudo, a boa notícia é que a depressão é tratável. Medicação, psicoterapia ou até uma combinação dos dois pode ser o mais eficaz. Do mesmo modo, pesquisas mostram que o tratamento da depressão também afeta positivamente toda a família. Um estudo descobriu que, quando as mães estavam em tratamento, este era rapidamente convertido em benefício para as crianças. Em outras palavras, as mulheres que se recuperaram da depressão renovaram o interesse e engajamento com seus filhos e eram mais capazes de expressar amor.

Seja como for, a depressão clínica é comum e afeta milhares de adultos em algum momento da vida. E quanto mais cedo você procurar tratamento, mais cedo você pode ajudar a si mesmo … e toda a sua família.

Antes de mais nada, caso esteja muito difícil lidar com algo, busque ajuda! Você não precisa enfrentar tudo sozinho! O processo de autoconhecimento dentro de uma psicoterapia pode ser um ótimo caminho para lidar com esses medos e fazer escolhas mais honestas e assertivas! Pense nisso!

Créditos e referências bibliográficas:

Texto original: Kids Grades Can Suffer When Mom or Dad is Depressed
Autor: Blog Authors — Contributor
Traduzido e adaptado MentalHelp.net (16 June 2016)
Imagem capa: Free Stock Fotos

Amor sem compromisso

compartilhe arte

Imagem: Maybe when all this is over
Artista: Morysetta
Site: morysetta.com
Modificação: Equipe Diálogo Psi

amor sem compromisso

compartilhe arte

Imagem: Future passage
Artista: Morysetta
Site: morysetta.com
Modificação: Equipe Diálogo Psi

Este artigo foi útil? Está passando por algo parecido e deseja mais informações? Entre em contato com a nossa equipe ou envie uma mensagem:

[contact-form-7 id=”253″ title=”Formulário de contato 1″]
Envie para alguém que gostaria de ler esse texto:
Outros artigos indicados para você:
Pesquisar sobre outros temas:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Claudia Marcia Mendes 2 de dezembro de 2016 at 11:08 - Reply

    sou deprimida mas nota meus filhos são excelentes

    • Diálogo - Espaço de Psicologia 2 de dezembro de 2016 at 14:35

      Claro, Claudia, é apenas uma possível influência. Não significa que todo pai deprimido irá prejudicar os filhos. Mas, é algo para estar atentos né? =) Obrigada por participar!

    • Claudia Marcia Mendes 2 de dezembro de 2016 at 14:43

      por isso que estou aqui sempre lendo esses artigos fantásticos e levo eles ao psicólogo pra não te problemas futuros

    • Diálogo - Espaço de Psicologia 2 de dezembro de 2016 at 15:01

      Certíssima!!! ;-) :-*