Um corpo depressivo

O que mais escutamos por ai quando o assunto é Depressão, são julgamentos do tipo: “Frescura“, “Coisa da sua cabeça“, “Isso não existe“, “Coisa de gente fraca“. Pois bem, isso não passa de uma opinião e bem equivocada, diga-se de passagem. Por que a realidade é que depressão é uma doença séria! E, em casos mais graves pode vir a ser incapacitante, onde estão comprometidos, não apenas a vida psíquica da pessoa, como também inúmeros aspectos neurofisiológicos.

Leia mais no texto abaixo sobre um estudo de um dos reflexos da depressão no corpo:

Uma visão de corpo inteiro da depressão

Autor: Jeremy Dean

A depressão é mais do que um transtorno mental, que afeta a capacidade do corpo para desintoxicar-se. Deve ser visto como uma doença sistemática que afeta todo o corpo, argumenta um novo estudo no “Journal of Clinical Psychiatry”.

Aceitar que a depressão afeta todo o corpo poderia ajudar a explicar por que as pessoas que sofrem de depressão são mais propensos a sofrer de câncer, doenças cardiovasculares e morrer mais jovens.

Todos estes problemas podem ser combatidos, no entanto, pelos tratamentos habituais para depressão: terapia e medicação.

As conclusões vem do exame dos resultados de 29 estudos anteriores. Eles buscaram compreender como a depressão afetou os corpos de 3.961 pessoas de maneiras diferentes. Os estudos constataram consistentemente que a depressão estava ligada ao estresse oxidativo no corpo. O estresse oxidativo refere-se a um desequilíbrio no corpo que prejudica a sua capacidade de se livrar de substâncias tóxicas.

Os pesquisadores descobriram que, após o tratamento, o corpo se recupera com relativa rapidez. Após o tratamento bem-sucedido, os corpos de pessoas que antes eram deprimidas são praticamente indistinguíveis de pessoas saudáveis em termos de estresse oxidativo.

Você pode ler o estudo completo que está publicado em “The Journal of Clinical Psychiatry”.

Texto traduzido e adaptado de PsyBlog, 8 de Mar, 2016

Leia mais sobre depressão: Aqui para ler sobre sintomas ou aqui para ler sobre a diferença de depressão e tristeza.

Envie para alguém que gostaria de ler esse texto:
  1. Eliane Sousa 4 de janeiro de 2017 at 03:08 - Reply

    Sofro com isso precisava de uma internação urgente mas.não consigo sem conta que sou sozinha no mundo sem ninguém. …é já até tenho desejo de suicide é orrivel …me ajudem.Sofro com isso precisava de uma internação urgente mas.não consigo sem conta que sou sozinha no mundo sem ninguém. …é já até tenho desejo de suicidio é orrivel …me ajudem.

    • Diálogo - Espaço de Psicologia 4 de janeiro de 2017 at 22:20

      Eliane, é preciso buscar ajuda, não lide com isso sozinha. Entre em contato conosco inbox ou por nossos telefones/ e-mails para que possamos conversar melhor.

Nos siga nas redes
Autoria do texto
Artigo compartilhado

Este é um artigo compartilhado, confira a autoria no final do artigo.

Pesquisar
Clube de leitores
Fale com a gente