Acompanhamento psicológico

por Walef Batista Pereira

Com o ano que se inicia, o sentimento de renovação e entusiasmo em realizar aquilo que foi adiado, aparece para nos colocar em movimento. Seja entrar (ou voltar) para a academia, ler mais livros, visitar mais lugares e, claro, fazer mudanças em nossas vidas, carreiras e relacionamentos. É aí que muitos começam a pensar em iniciar um acompanhamento psicológico. No entanto, sentem-se receosos por não saberem exatamente como funciona. Esse texto tem o objetivo de esclarecer um pouco essa entrada no tratamento e ajudar àqueles que se decidiram por começar esse importante processo, ou ainda aqueles que estão em dúvida.

O momento de procurar um acompanhamento psicológico

A psicoterapia possui o objetivo de ajudar as pessoas em diversos aspectos de suas vidas. Que vão dos mais específicos, como dificuldades cognitivas de atenção e tomada de decisões, aos mais subjetivos, como os relacionamentos amorosos, profissionais e consigo mesmo. Ao iniciar um processo de tratamento psicológico lidamos com tudo aquilo que nos aflige ou nos causa [algo] – sofrimento, ansiedade, medo, depressão e stress. Entretanto, o tratamento psicológico não existe apenas para quem se encontra em situações de extrema angústia ou graves sintomas.

Há diversos momentos em que se é recomendável procurar auxílio de um (a) psicólogo (a), entre eles estão:

  • Sentimento de tristeza, cansaço, inadequação, sensações de vazio, desesperança e problemas de sono;

  • Histórias mal resolvidas que ainda causam desconforto ou sofrimento, na vida pessoal ou profissional;

  • A perda de entes queridos, animais de estimação, ou términos turbulentos de relacionamentos;

  • Grandes decisões que afetam você ou aqueles à sua volta que podem gerar ansiedade e medo do desconhecido, ou sentimento de descontrole sobre a própria vida e suas decisões.

Todas essas situações ou quaisquer outras que lhe causam angústia ou desconforto são motivos mais do que válidos para se procurar um atendimento psicológico. Mas como ele funciona?

Como funciona um acompanhamento psicológico?

À primeira vista, existe uma infinidade de profissionais e tratamentos psicológicos, com técnicas e abordagens diferentes e isso pode ser um pouco intimidador. Porém, existem conceitos básicos do atendimento psicológico que são mais importantes na decisão de iniciar um tratamento.

Em primeiro lugar, o tratamento psicológico respeita a sua autonomia e trabalhará de forma ética para lhe auxiliar a encontrar as respostas e os meios de ação mais adequados para o seu caso específico. Não existe receita universal a ser encaixada na pessoa. E o(a) psicólogo(a) não possui respostas prontas, mas atuará como um(a) facilitador(a) para que você consiga encontrá-las da forma mais satisfatória e adequada para você. Por isso, o tratamento psicológico não se dá através de conselhos ou imposições por parte do profissional. Suas intervenções acontecem a partir de estudos e técnicas cientificamente estudadas, não a base de opiniões.

Em segundo lugar, a terapia difere em diversos aspectos da psiquiatria, e, portanto, não é apenas para aqueles diagnosticados com algum tipo de transtorno mental. Qualquer pessoa que sinta dificuldades em seu dia-a-dia pode e deve procurar um tratamento psicológico. O que não se encontra necessariamente ligado à prescrição de medicamentos.

Por último, a terapia é um lugar de reflexão e autoconhecimento. É preciso estar disposto a participar do processo, aberto a mudança e a autoaceitação. Ao iniciar o tratamento psicológico, lidamos com nossas inseguranças e sentimentos e, é através desse processo que podemos chegar ao crescimento esperado. O importante é estar disposto a colaborar consigo mesmo e fazer parte do trabalho e não ceder aos desafios. O tratamento psicológico é um processo que deve ter seu tempo respeitado, então as grandes expectativas de soluções mágicas são as grandes inimigas do resultado.

Caso você se sinta a vontade de iniciar um tratamento psicológico, não deixe mais um ano passar, aproveite esse momento para transformar este no seu ano de mudanças e realizações!

Envie para alguém que gostaria de ler esse texto:

Nos siga nas redes
Autoria do texto
Walef Batista Pereira
Psicólogo / Psicanalista | CRP 04/52150
Pesquisar
Clube de leitores
Fale com a gente